Autoconhecimento e Relacionamentos Escola de Você Maternidade

Superpoderes e não supercobranças

Abril 6, 2017

Superpoderes e não supercobranças

Sempre achei lindo e mágico o fato de o beijo de uma mãe sarar o machucado de sua criança. E é realmente especial sentir que temos este “superpoder”. Pena que ele não funciona sempre. Às vezes, quando nossos filhos estão sentindo alguma angústia ou tristeza, nem a dupla dinâmica “beijo & abraço de urso” resolvem.
Mas, para mim, o mais incrível da maternidade foi perceber os dons secretos que nossos herdeiros têm.
Quando meu filho ainda era bebezinho, ficamos nós dois em casa. Eu, sem renda, sem marido (me separei do meu ex-marido quando meu filho tinha 6 meses), sem minha mãe (que faleceu há muitos anos) e sem experiência com crianças.
Uma tarde ficou gravada no meu coração. Arthur começou a chorar. Eu ofereci tudo o que tinha: leite, suco e fruta amassada. Não, não era fome. Troquei a fralda. Não era isso. Ah, ele pode estar incomodado com a roupa. Troquei e nada. Apelei para o banho. Mas também não resolveu. Meu desespero era tanto que liguei até para o pediatra e fiz o coitado do tio Nilton ouvir o choro. Esgotadas todas as possibilidades e minhas energias, deitei ao lado do meu filho e também aos prantos, disse “olha, eu tentei de todas as maneiras fazer você parar de chorar, mas não consegui, desculpa, meu filho”.
Naquele mesmo momento, como num passe de mágica, as lágrimas do serzinho pararam de cair e ele secou as minhas com a palma da sua minimão. Nem preciso dizer que chorei ainda mais, né?

Superpoderes <3

superpoderes
Nosso supersorriso para você <3

Foi aí que percebi que todos nós temos, sim, superpoderes. E isso é muito bom. Vamos nos apropriar disso! E só. Não precisamos tentar ser super-heróis (ou heroínas) e tornar algo lindo em pesado. Podemos ficar só com a parte boa. Vou explicar melhor.
Da mesma forma que mesmo exausta de um dia de trabalho, ao ser chamada pelo meu pequeno com aquele supersorriso para “bater bola”, as minhas forças são renovadas, tenho certeza de que pequenas atitudes diárias, como uma ligação (ou até o envio de uma mensagem) para saber o resultado daquele exame que tanto preocupava minha amiga, também faz muito bem tanto para ela, quanto para mim.
Acho que isso é o que nossa querida Natália Leite batizou de “carinho na alma”. Adoro este termo. E minha proposta é essa: mais “carinho na alma”, usando nossos “poderes”, com leveza, sem cobranças. Alguém topa?
* Giu Kamei, escolete, administradora, mãe, viajante, curiosa e viciada em livros.
LEIA TAMBÉM: Coitada… é a vovozinha!

Que texto lindo sobre ser mãe.

• Giu

Roberta, fico muito contente em saber que você gostou do texto. É lindo e desafiante ser mãe, né? Bjs com carinho

2. Quelly

Giu, o seu alerta "não precisamos tentar ser super-heróis (ou heroínas) e tornar algo lindo em pesado." É um carinho na alma! Beijo

• Giu

Não é difícil isso, Quelly? Temos a tendência de querer ser super... Super mãe, super profissional, super amiga, super dona de casa, super mulher... Fico atenta a este alerta o tempo todo, porque vale a pena. Como nossa Escola nos ensinou, temos que buscar leveza. Esse é meu desafio. Muito obrigada por seu "carinho na minha alma". Me fez feliz demais! Bjs

3. Liliane Carolina

Bem isso Giu!! Com a maternidade enxergamos tudo de uma maneira nova, diferente... é um aprendizado constante! Inclusive aprendemos a fazer "carinho na alma" dos outros!❤❤❤??

• Giu

Não é, Liliane? Algumas pessoas acham que é exagero, mas aprendemos demais com essas crianças. Eles nos lembram diariamente da beleza da inocência, da bondade, da genuína preocupação com o próximo e nos enchem de esperança de um mundo melhor. Pois é, é muito bom receber "carinho na alma", mas proporcionar ao outro também nos enche de alegria! Muito obrigada por me dar este carinho hoje! Bjs

4. Giuliana Mota

Carinho na alma foi o que vc me fez publicando este texto, minha xará! Não é que o pequeno tem suoer poderes de me fazer sorrir mesmo sem saber quem sou eu? ❤

• Giu

Meu coração está transbordando de alegria com sua mensagem, Giuliana! O seu super poder foi colocado em ação, minha querida escolete xará! Não é incrível como pequenas ações podem gerar grandes resultados? Fico extremamente feliz em saber que te fizemos sorrir! Muito muito muito obrigada por suas palavras e sorriso. Nós o recebemos aqui de braços abertos! Bjs com carinho

Lindo texto! Lembro de todas as fases dos meus filhos com muito carinho. Amor sem medida.

• Giu

Ai, Rita, não é muito bom? Sabia que eu anoto em cadernos? Alguns anos após minha mãe falecer, arrumando uma estante, encontrei uma preciosidade. O registro de várias passagens da minha vida sob a ótica dela. Eu registro para não esquecer. E leio de vez em quando. Serve como combustível. Essas lindas lembranças do que já passei com meu filho me dão força. E muita. Exatamente como você disse: amor sem medida! Muito obrigada por sua mensagem.

Carinho na alma, um afago , um afeto, que lindo!

• Giu

Sheila querida, seus textos são mais do que carinho na alma para mim. São amor puro! Obrigada por fazer a diferença na vida de todas nós! Beijos com muito carinho e admiração

7. Taísy Silva

Que linda história! A gente subestima a força e o poder dos sentimentos, que são mais fortes do que as palavras para comunicar. Adorei conhecer o termo carinjo na alma... Obrigada por compartilhar este texto tão bacana!

• Giu

Ah, Taísy, este termo é da nossa incrível Natália Leite. Eu só tomei a liberdade de colocá-lo no texto... De tanto que sou fã dele e dela... rs rs rs Concordo com você, a gente subestima a força e o poder dos sentimentos e nossos também. Está mais do que na hora de reverter esta situação. Juntas, na Escola de Você, nós conseguimos. Eu que agradeço por sua mensagem. Um verdadeiro "carinho" na minha alma!