Escola de Você

Sua maior prioridade

Maio 30, 2017

autor:

Sua maior prioridade

Olá queridas leitoras!
Tudo certo?
É uma alegria estar aqui para compartilhar com vocês um pouquinho de todas as coisas que me inspiram ao longo da semana.
Não sei se já contei, mas escrevo praticamente todos os dias. Nas redes sociais, nos meus caderninhos pessoais ou em qualquer papel que encontro por aí.
Simplesmente sou apaixonada por escrever. E quando surge uma inspiração ou um insight e não tenho como escrever, eu gravo um áudio ou um vídeo, mas não deixo de registrar os fatos que me chamam a atenção para depois retomá-los e elaborar um texto como este para vocês.
Tudo me inspira, em especial as pessoas. Como já falei em outro post, as pessoas são nossos mestres de vida. Todo mundo sempre tem algo a nos ensinar, direta ou indiretamente. Pessoas são como livros ambulantes: repletas de conhecimento e experiências para serem compartilhadas com quem estiver disposto a aprender.
Observo muito as pessoas e escrevo. Escrevo sobre tudo o que aprendo com elas e sobre tudo que elas despertam em mim. E nos últimos dias uma amiga tem me inspirado muito a pensar sobre PRIORIDADES, especialmente sobre SE PRIORIZAR para realizar as prioridades da sua vida.
Priorizar significa dar valor às coisas que realmente importam na sua vida e que farão a diferença no seu futuro a curto, médio ou longo prazo.
E aí eu te pergunto:

  • As coisas que você faz hoje, durante o seu dia, são realmente importantes e farão a diferença na sua vida logo ali na frente?
  • Quais são as atividades que você dedica mais tempo ao longo do seu dia?
  • As coisas que você faz, estão de alguma forma, contribuindo com os seus projetos de vida, ou será que você passa o dia apenas fazendo coisas para os outros ou tarefas que apenas consomem o seu tempo?

Muitas pessoas passam o dia vivendo os sonhos das outras pessoas e esquecem dos seus. Eu até ouso dizer que muitas pessoas passam o dia sendo outras pessoas e esquecem ou não lhes sobra tempo de serem elas mesmas.
Sabe, esta questão de prioridade deve começar da gente pra gente mesmo, querida leitora. Dificilmente conseguiremos priorizar as coisas importantes da nossa vida se não estivermos no topo da nossa lista de prioridades.
O primeiro passo é assumir um compromisso com você, com o seu melhor e com nada menos que isso. Precisamos compreender que só vamos conseguir priorizar as coisas realmente importantes em nossa vida quando aprendermos a nos priorizar.
Nós temos que ser a nossa maior prioridade.
Não esqueça disso: Você é sua maior prioridade.
Algumas pessoas até podem entender isso como egoísmo ou algo do tipo: “Ela só pensa nela mesma”. Mas não é. Para sermos realmente boas para todos a nossa volta, precisamos ser verdadeiramente boas com nós mesmas.
Para ser uma boa mãe, uma boa filha, uma boa esposa, uma boa profissional ou uma boa amiga, antes de tudo você precisa ser uma boa pessoa com você mesma.
É como uma árvore que só pode dar sombra e bons frutos para todos à sua volta se estiver saudável e bem cuidada. E o mais importante: quanto melhor ela estiver, melhor serão os frutos que produzirá. Percebe como é lindo amar-se e priorizar-se? É uma expressão de amor consigo e com todos que você ama.
Então, mãos à obra. Faça uma lista das principais atividades que você faz durante o dia. Agora, analise item por item relacionando-os ao que realmente é importante para você e se estão ou não sintonizados e contribuindo com a realização dos seus projetos de vida.
A partir disso, querida leitora, você conseguirá identificar as coisas que estão apenas consumindo o seu tempo e energia, e direcioná-los para o que realmente importa, priorizando o que de fato faz sentido para você.
Mas atenção: não adianta apenas ler este post e pensar sobre o que foi proposto aqui. Você precisa se entregar à leitura e à atividade. Realizar com a máxima intensidade possível para atingir os melhores resultados.
Afinal, tudo na vida tem o sentido e a proporção que nós atribuímos.
Até mais, amigas!
 

4 Comentários
  1. Simone De Lima Primo

    Scheila, estou aprendendo a me priorizar , mas isso é só o começo um tijolo por dia.Grata por me lembrar disso.

    • scheilaleal

      Isso mesmo, Simone! É uma construção, dia após dia. Muito bom ler seu comentário! Um abraço

  2. Roberta.

    Eu procuro "ser prioridade" quando faço exercícios físicos regularmente, cuidando alimentação e lendo livros que me agradam. Quando passo a cuidar mais de mim observo que também cuido melhor do outro.

  3. scheilaleal

    Exatamente Roberta. Começando nas pequenas coisas vamos aprendendo dia a dia a nos priorizar mais. Um abraço querida!

Deixe um comentário