A direção é mais importante do que a velocidade

Maio 26, 2017

A direção é mais importante do que a velocidade

A direção é mais importante do que a velocidade.

Essa frase não é minha, mas bem que eu queria que fosse.
A frase de Clarice Lispector me traz várias reflexões, algumas delas ligadas à carreira.
Quantas vezes ocorre (comigo já ocorreu muito) de se ficar frustrado, porque as conquistas não acontecem na velocidade desejada, o crescimento demora e todo mundo consegue chegar onde quer e consegue rápido?! Entre tantos outros pensamentos, em meus devaneios, me vem à mente uma pergunta do jornalista Roberto D’Avila em uma entrevista: “Você levou quantos anos para surgir do dia para noite? ”
A ironia e a verdade desta frase são monstruosas. Quando olhamos histórias de sucesso, muitas vezes parece que foi um “lance de sorte”  e que realmente foi do dia para noite, quase sem esforço.
Comecei a estudar um pouco melhor as histórias de quem surgia do dia para noite. O que descobri? Muitas sementes plantadas e cuidadas por muito tempo. Por vezes, por anos.
E sim, acontece o “mágico”, o “lance de sorte”, na verdade, o gatilho: estar pronto e não esperar pela oportunidade, buscar a oportunidade. Preparação e fazer acontecer!
Resultados diferenciados exigem ações diferenciadas, preparação diferenciada, dedicação diferenciada. Com isso volto também à frase inicial, sobre a direção. Você já se deu conta de quanto caminhou para chegar até aqui? Quer uma força para vencer esse esforço diferenciado no rumo do seu resultado?!
Comemore sua caminhada. Veja quanto já caminhou. Se você construiu um caminho sólido e ainda não chegou lá, nada de desistir. Não é prêmio de consolação e nem discurso de derrotado, é reconhecer o próprio esforço e encontrar dentro de si motivação ainda maior.
Reconheça seu esforço, comemore sua trajetória, pois muito da realização está no trajeto e não 100% na linha de chegada. Se precisar de mais uma referência, trago outra externa a este texto. Escute a música que diz “não vim até aqui para desistir agora” e lembre que a vida começa fora de sua zona de conforto. Então, reconheça sua trajetória, comemore e com essa energia siga em frente, ajuste as velas e siga navegando!!!

Quer ouvir a música?

Obrigada por ter lido este artigo!!

Obrigada e um ótimo dia!!
Cibele Sanches psicologa, pós-graduada, coach e consultora de gestão de pessoas, desenvolvedora de pessoas e organizações, fotógrafa subaquática e embaixadora da Escola de Você.
  1. Marta

Preparação é tudo! Gratidão pelo texto.

O texto foi uma das reflexões que tive depois das aulas da Escola de Você. É muito interessante pensar de outra forma. Parabéns pelo texto.

3. Grazi Cavenaghi

Cibele Lindo! Isso é a mais pura realidade: "Resultados diferenciados exigem ações diferenciadas, preparação diferenciada, dedicação diferenciada." Eu também não vim aqui para desistir agora! Gratidão por trazer algo tão verdadeiro ? Vamos juntas? Porque juntas somos +

4. Dienifer de Oliveira

Texto maravilho e muito inspirador! Obrigada!!!!!

5. Rita de Cássia

Antes de acontecer o sucesso em todas as áreas é de fundamental importância, estudar, trabalhar e persistir nos projetos .Com certeza o sucesso chega.

6. Luciana Bettoni

Bom dia, Escola de Você! Tudo bem? Acompanho vocês há um tempinho. Adorei quando assisti ao vivo e a cores no evento Ela faz História em Porto Alegre. O meu objetivo de vir aqui comentar foi para alertar vocês que esta frase há anos é dada autoria erroneamente. O verdadeiro autor da frase é Edson Marques. Espero ter contribuído! :)

7. Marcela Lira

Hoje acordei com energia baixa, e resolvi passa um tempo no blog lendo - Cibele o seu texto foi o que precisava ler para animar meu dia. A música que adoro e a frase perfeita de Clarice só fez agregar uma vontade de nunca deixa de seguir. Gratidão, belíssimo texto,