Do ciclo vicioso…. ao ciclo delicioso!

Junho 13, 2017

Do ciclo vicioso…. ao ciclo delicioso!

Minha amiga Escolete,
li a expressão que uso como título deste texto no primeiro livro que me chegou às mãos sobre inteligência hormonal, “Woman Code”.   A autora, Alisa Vitti, faz uma relação entre os tipos de exercícios físicos e atividades sociais que escolhemos e o momento no ciclo mensal.
O argumento fez total sentido para mim.  Se os hormônios são responsáveis por como nos sentimos – expansivas ou mais introspectivas – claro que afetam nossa disposição para tudo.  Uma aula de spinning ou uma corrida vão ser mais difíceis nos dias em que nossos hormônios estão liberando ‘comandos’ de introspeção.

Explico!

Alisa Vitti apresenta a ideia de ‘sincronização‘ entre nossos hábitos cotidianos e a sinfonia hormonal em curso na gente.  Ela acredita que as etapas do ciclo menstrual podem ser interpretadas como uma espécie de mapa para organização da vida: da alimentação aos compromissos sociais, passando pelos esportes.
Pronta para se mexer no ritmo dos seus hormônios?
Compartilho hoje as dicas da Alisa para a primeira fase do mês, considerando que o dia da menstruação é o início do ciclo.  Minha sugestão é que você não acredite, nem duvide das conclusões da Sra. Vitti.  Experimente e veja como você se sente.  Tem papel e lápis aí?  Recomendo muito que você assuma o papel de cientista de si mesma e registre suas descobertas.  O Dicionário de Você está lá também para isso 😉

Fase menstrual: 3 a 7 dias

Seu corpo começa a se preparar para próxima ovulação.  Enquanto o útero libera a camada de sangue preparada para receber o óvulo fecundado (coisa que não aconteceu já que a menstruação veio) é possível que você sinta cólicas, dor na parte inferior das costas, mais cansaço ou até desejo por algum tipo de alimento.
Para esta etapa do mês, a sugestão é caprichar em comidas extra nutritivas: frutas e vegetais, frutos do mar para repor minerais como ferro e zinco, alimentos com baixo índice glicêmico.
Já para os exercícios, a dica é apostar nos alongamentos, ioga, caminhadas. Aqui o descanso após a atividade é ainda mais importante.  Não é hora de exagerar.  Ao final da fase menstrual, mais próxima da fase folicular, você deve sentir seu nível de energia aumentar.  É a hora de pegar mais firme nos exercícios.
E para terminar, aqui vão algumas das sugestões do livro para sua lista de compras na fase menstrual:

• melancia
  • cranberry
  • beterraba
  • arroz integral
  • sardinhas
  • cogumelo shitake
  • caldos de frutos do mar

O importante é ajudar seu corpo com alimentação leve e saudável.  A gente já falou sobre açúcar, lembra?  Caso tenha perdido o texto, clique aqui para entender a relação entre excesso de doce e saúde feminina.
Ah!  E uma dica legal: aqueles sabonetes íntimos femininos ajudam mesmo. Essa região tem um ph muito específico e, para muitas mulheres, o uso do sabonete comum favorece o desequilíbrio e o aparecimento daqueles fungos chatos.
Na semana que vem…. a fase folicular!
Beijos e a gente se vê na Escola!

O importante é respeitar os limites e sinais que o corpo apresenta, parabéns Nat!

Mesmo antes de ler o texto eu também faço exercícios físicos diferentes antes e depois do ciclo menstrual porque o meu corpo reage de forma diferente. Vou aproveitar as dicas de alimentação. Obrigada pelo texto.

3. Catia Daniel de Azevedo Pagani

Faz todo sentido mesmo! Mesmo porquê o corpo pede e nos mostra os cuidados que devemos ter. Penso que devemos perceber os sinais que o nosso corpo dá e saber interpretá-los da melhor maneira possível, assim o esforço terá recompensa melhor.

4. Monalisa

Amei o texto. Estou pesquisando muito sobre esse tema. Obrigada por compartilhar conhecimento Nati.

5. Grazi CAVENAGHI

Que interessante! Preciso começar a ser a minha ?‍? cientista! Fico péssima quando menstruo e nunca procurei me entender ? Gratidão Nati

6. Marcela Lira

Amei o texto, ainda vou começar a ler o livro, contudo estou pesquisando muito a respeito atividades nos ciclos e tipo de alimentação! Espero realmente gosta... pois desde muito nova sofro e acho isso uma agressão ao meu corpo. Xero!

7. Taís Rodrigues Pagnussat

Esclarecedor, sempre muito bom aprendermos sobre nós mesmas. Agora é praticar e observar.

8. Ana Salgado

Caramba.. até começar a sequência de textos aqui e eu buscar saber mais sobre os ciclos dentro do ciclo menstrual, jamais pensei que determinadas atividades pudessem ser realizadas em determinados períodos, com mais afinco ou facilidade... Pra ver o quanto a gente conhece pouco sobre si mesma, ás vezes.. Ainda bem que estamos rodeadas de mulheres do bem, com muito conhecimento e dispostas a nos ajudar a aprender e compreender tudo isso! Super obrigada Nat!