Diversidade Gestão

Diversidade: uma lucrativa decisão de negócios

19 de março de 2019
Vanessa Brito

author:

Diversidade: uma lucrativa decisão de negócios

Tem Diversidade na Sua Vida Pessoal?

Pense nas três pessoas em quem você mais confia na vida. Não vale seguir sem esse passo! Vamos lá, seu melhor amigo, irmão, cônjuge. Em quem você confia de verdade? Feita a lista?

Agora responda: Alguma delas é de etnia diferente? Por exemplo, você é branco e essa pessoa é índia. Ou você é negro e essa pessoa oriental. As idades são bem distintas – 20, 30 anos pra mais ou para menos? Uma dessas pessoas mais próximas têm orientação sexual diferente da sua?

Se você respondeu sim às três perguntas acima, pode se orgulhar de fazer parte de uma minoria que – naturalmente – tem diversidade na própria vida. Diversidade significa exposição a um leque amplo de comportamentos, visões de mundo e escolhas nas pessoas à sua volta.

Caso você tenha percebido agora que há pouca diversidade nas suas relações, não se preocupe. Apenas leia até o final.

Diversidade e Dinheiro no Caixa da Empresa

É bastante provável que você já tenha visto números dos estudos que comprovam: diversidade é bom para os negócios. Estamos falando de resultados financeiros, dinheiro no caixa – não apenas de posicionamento ético da marca.

A diversidade é um dos pontos cegos graves no mundo dos negócios. Poucos líderes notam o que perdem por não se apropriarem da riqueza que a diversidade de gênero, religião, orientação sexual e até posicionamentos políticos entre os tomadores de decisão traz.

Estar cercado de pessoas que pensam de forma semelhante, porque vieram de contextos e tiveram experiências semelhantes às nossas, é ruim para os negócios. Talvez você se lembre dos números que a consultoria global McKinsey revelou, em 2015, ao avaliar a diversidade em mais de mil organizações, de 12 países:

  • As companhias com mais diversidade em nível executivo têm 33% mais probabilidade de lucros acima da média, na comparação com as empresas de menor diversidade nos mesmos cargos.
  • Cenário semelhante, com 21% mais probabilidade de lucros acima da média, quando há diversidade de gênero.

O raciocínio é simples: se não estamos expostos a vozes e realidades distintas das nossas, como vamos compreender nossos clientes?

Nos últimos quatro anos, muitas pesquisas foram conduzidas para mapear as vantagens do esforço para trazer diversidade às empresas. Cito algumas delas como estímulo para que sua organização olhe para este assunto com a importância que tem.

Quanto mais o mundo avança no sentida da conexão, da digitalização dos processos e da agilidade, mais essencial se torna a construção de uma cultura organizacional que incorpore a diversidade como valor.  A cada dia, a cada pesquisa, se torna mais evidente que este não é apenas um movimento bom para os funcionários ou a imagem da marca. É bom para os números. Veja:

3 Benefícios Que Só a Diversidade Traz

  •   Aumento de criatividade e inovação

Ter pessoas de origem diferente, que falem outros idiomas ou convivam com deficiências físicas, por exemplo, enriquece os brainstorms e evita o risco das opiniões serem espelho umas das outras. Experiências de vida diferentes levam à criação novos produtos e serviços, bem como à revisão de posicionamentos da empresa

  •   Melhor Entendimento do Consumidor

Se todos os tomadores de decisão vieram da mesma realidade social, estudaram nas mesmas escolas e têm hábitos semelhantes, certamente há mercados que eles nem conseguem imaginar.

Só a diversidade no nível mais alto da organização traz o pulso das diferentes comunidades que o negócio busca atender.

  •   Tomada de Decisão Mais Eficaz, Menor Risco Jurídico

Quem está do lado oposto da sala tem uma visão diferente da sua.  Quanto mais diversidade de perspectivas em relação ao mesmo problema, maior a chance de tomada de decisão vencedora.  Em um mundo de rápidas transformações, é impossível se manter a par de todas as mudanças e livre dos vieses que todos temos.  A diversidade traz o olhar diferente que pode evitar problemas trabalhistas e sociais.

3 Perguntas importantes

O que a sua empresa não sabe sobre quem são e como pensam seus funcionários e clientes?  Quais são as vozes, importantes para o negócio, que não se ouve nas salas de reunião da diretoria? E o que pode ser feito agora?

Trabalhar para trazer diversidade é a coisa certa a fazer.  E não é tão complicado quanto pode parecer.

A Escola de Você tem soluções online e off-line para trazer a cultura da diversidade para o seu negócio.

[email protected]