Dicas para planejar seu ano e conquistar suas metas com sucesso!

Janeiro 11, 2018

Dicas para planejar seu ano e conquistar suas metas com sucesso!

O ano novo chegou e já e está caminhando lado a lado conosco, e então a pergunta que faço à vocês, queridas leitoras: Você já planejou o seu ano? Já decidiu redigir o livro da sua própria história? Já traçou seus objetivos e metas?
Vou te contar um segredo: para a realização dos nossos sonhos é imprescindível foco, planejamento e autorresponsabilidade.
Saber onde se está e onde você quer chegar, focar na realização do seu planejamento – ou seja – o caminho que irá percorrer para alcançar seus resultados, e o mais importante: ser autorresponsável!!! Saber que tudo aquilo que você conseguirá, depende de você, e apenas de você!
Se você ainda não sabe por onde começar, não se desespere! Vou listar aqui alguns passos que você poderá seguir para fazer seus planejamentos, adquirir novos hábitos e conquistar suas metas com sucesso!
• FAÇA UMA LISTA DE APRENDIZADOS E OPORTUNIDADES:
Será mais fácil definir metas que sejam mais realistas e alcançáveis, olhando para suas experiências que passou.
Exemplo:
Aprendizados:
O que o ano anterior trouxe que fez você crescer profissionalmente e/ou como pessoa?
Você teve que enfrentar problemas? Quais?
O que você fez que não repetiria nunca mais?
E o que você repetiria com mais frequência?
Oportunidades:
O que você deixou de fazer no ano que passou?
O que fez você perder boas oportunidades?
E o que você faria/mudaria para aproveitar mais oportunidades?
Quais os sonhos que você realizou e quais você adiou? E por quê?
• ESTIPULE SEUS OBJETIVOS E SUBDIVIDA-OS EM METAS DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO:
Se na área da saúde, seu objetivo é emagrecer 20kg até o final do ano, então para facilitar o alcance e ter resultados positivos, vamos subdividir esse objetivo principal em metas menores.
Exemplo:
Se -20kg é o objetivo para ser alcançado, e temos 12 meses no ano – se você iniciar agora, lógico! – então vamos dividir 20kg por 12 meses, teremos aí uma meta mensal de mais ou menos 1kg e 600 gramas. Muito mais fácil focar em 1kg e 600g né?!!!
A partir de agora que você descobriu sua meta mensal é só criar suas estratégias e o plano de ação. E não esqueça de seguir disciplinadamente todos os 30 dias do mês, pois assim é possível adquirir uma organização diária, semanal, mensal e assim por diante, até se acostumar com esse novo hábito.
• CRIE ESTRATÉGIAS:
Se você definiu pelo menos um objetivo em cada área de sua vida(família, relacionamento, finanças, carreira, estudos, saúde, lazer e etc), faça perguntas sobre os seus objetivos. Quanto mais detalhados eles forem, mais ficarão gravados na sua mente e maior será a possibilidade de atingi-los.
Após essa etapa, comece a criar as estratégias que farão você conseguir alcançar cada meta. Exemplo: Se for necessário separar uma parte do salário para pagar aquele curso de aperfeiçoamento, precisa deixar de comprar coisas desnecessárias; Tem possibilidade de fazer trabalhos extras para alcançar sua meta financeira?
Não hesite, comece a se perguntar qual o primeiro passo para alcançar sua meta? E coloque tudo no seu plano de ação.
• TRACE SEU PLANO DE AÇÃO
Planeje as tarefas a fazer e encaixe-as na sua rotina. Para não se perder anote em uma agenda ou crie uma planilha no excel – indico você a pesquisar e baixar a planilha 5W2H.
Organize cada dia da semana, começando pelas tarefas de maior prioridade e que demanda mais tempo. É importante incluir prazos para a realização das tarefas, assim, o seu plano de ação ficará mais organizado e melhor definido.
Tente seguir o seu plano o mais rigorosamente possível, lembre-se que você é o único responsável pelos seus resultados! E não esqueça: Tenha FOCO para alcançar os seus objetivos.
Tá esperando o que agora amiga? Começa agora. Papel e caneta e vamos colocar todos esses sonhos no papel!!!
Eu espero que essas dicas possam te ajudar a ter um ano cheio de realizações e novos hábitos de alta performance, pois o melhor ainda está por vir, sempre!
Ah e se puder, depois passa aqui e compartilha com a gente como tá sendo essa experiência, tá?!
Beijos recheados de amor!
Adriana Marques – Embaixadora da escola de você, Administradora, Empreendedora, Palestrante, Coach e jornalista, na verdade – uma mente para os negócios e um coração para o mundo!

1. Tereza Mara

Que textio, Adoreiiiii!!!! Lindo também gostei da sua auto-descrição, uma mente para o negócio é o coração para o mundo!!!!

Que texto interessante! Anotando as dicas. Vou olhar com mais carinho para "aprendizados e oportunidades" e observar o que preciso melhorar. Parabéns Adriana.

3. Alessandra Assumpção

Perfeito. Obrigada pelas dicas! Já tinha feito minhas metas..e agora refiz para deixar tudo mais claro para realizar durante o ano todo.

4. sheilaedv

Isso, muito bom se planejar!!

5. Giuliana Mota de Mesquita

Muito interessante! Anotando tudo para pôr em prática! <3

6. Grazi CAVENAGHI

Adriana adorei! Vou usar suas dicas. GRATIDÃO. Vamos juntas? Porque juntas somos +