Escola de Você

Maio 9, 2018

De olho no meu espelho

Uma reflexão sobre a Autoestima

Olá, gente linda! Tudo bom com vocês?
Aqui é a Giuliana Mota com mais um texto sobre o nosso “mergulho” conjunto no conteúdo da EDV. (Não sabe do que estou falando? Clique aqui
Hoje o papo é sobre alguém muito especial. Pensa naquela pessoa que está presente desde o dia que você nasceu até hoje. Aquela que esteve presente, literalmente, em todos os momentos da sua vida. Aquela que lhe conhece como ninguém! Aquela que pensa como você, que age como você.

Pensou? É VOCÊ!

Sim! Por mais que a gente tenha pensado em outras possibilidades, a única pessoa que está conosco em todos (TODOS!) os momentos da nossa vida é a gente mesmo.
E aí te convido a pensar em mais uma coisinha: como anda o seu relacionamento com esta pessoa tão especial? Bom ou ruim? Um caso de amor ou tendo rusgas (às vezes)? Estão se cuidando mutuamente ou está mais para uma briga de cachorro grande?
Sei que não parece, mas temos um relacionamento com a gente a vida toda. Cuidamos e nos preocupamos muito com os nossos relacionamentos externos, a família, o marido, os pais, os filhos, o namorado, o companheiro, os amigos, o pessoal do trabalho, os vizinhos e até com aquela pessoa chata (Aff!) Mas será que cuidamos do relacionamento que a gente tem com a gente mesma?

Pois é, hoje a reflexão é sobre a nossa AUTOESTIMA.

Mas, Giuliana, eu estou cansada de saber disso! Está certa. Vou colocar, então, mais uma reflexão para você.
Autoestima que dizer a ESTIMA (o amor, o carinho, o zelo) que temos por AUTO (aquilo que é próprio, que funciona por si mesmo, ou seja, nós mesmas). E aí, como anda a sua? Você poderá me dizer:
“Ah, Giuliana, eu estou no meu peso ideal, faço exercícios físicos, estou com o corpo em dia, uso maquiagem… blá, blá, blá… eu me cuido! Eu sei o que vejo e tenho espelho em casa!” E eu respondo: “Que bom amiga! O cuidado com a gente mesma é imprescindível! E a gente aprende nas aulas do curso de Autoestima da Escola de Você o quanto estes cuidados são importantes. Os que os outros veem tanto quanto os que os outros não veem! Parabéns!
Então te questionarei mais um pouquinho (sim, estou muito provocativa hoje):

Como andam os cuidados com a parte que só você vê de verdade?

Estou falando da sua consciência, daquilo que você pensa e acredita sobre si mesma – o espelho em que você se vê internamente. Se eu te convidar a fazer uma lista de defeitos seus e coisas que deseja melhorar, tenho certeza de que, assim como eu, esta lista sairá rapidinho e será bem grande. Mas e a lista das suas qualidades? Onde está ? Onde estão listadas todas as suas boas características, as suas conquistas, os seus bons atos? Onde estão os elogios dados a você e o seu próprio reconhecimento? Onde, onde, onde?
Pois é, amiga, esta tão falada AUTOESTIMA tem dois lados. O lado de dentro e o lado de fora. E acredite, um é reflexo do outro. Por isso devemos nos cuidar de dentro para fora e de fora para dentro.
Depois de tantas provocações e questionamentos, te faço dois convites.

Primeiro convite:

Se dê um abraço! É isso mesmo! Pegue seus dois bracinhos e passe ao redor do seu corpo e se abrace, amiga! Sinta esta pessoa maravilhosa que você é (Eu sei que é! Tenho certeza disto!). Se aceite com suas qualidades, suas características, sua vontade de melhorar em determinados aspectos. Dê o seu amor e o seu conforto a si mesma. E faça isso já, onde você estiver e pelo tempo que for necessário.

E agora, o segundo convite:

Vamos ver ou rever todo o curso de Autoestima da Escola de Você? É o curso xodó da Escola (e o meu também!). Vamos fazer/refazer todos os Prazeres de Casa e escrever no nosso Dicionário de Você?
Isso aí! Ano Novo, Vida Nova! Lembra? (Clique aqui para ler novamente) Se você ainda não assistiu lhe convido a assistir. E se você já fez (e até refez), que tal fazer novamente?
Espero que depois de aceitos e feitos estes dois convites, toda a sua lista de virtudes (atualizada e aumentada!) fique bem vívida na sua mente e bem guardadinha no seu coração. Eu ficarei de olho no meu espelho – o que me reflete externamente e internamente – e quero que você fique de olho no seu também!
Ah! Aguardo o seu compartilhamento e os seus comentários aqui! Sei que esta pessoa maravilhosa tem muito a nos ajudar. Afinal de contas, só uma mulher sabe como é se olhar no seu próprio espelho, não é?
Vamos juntas! Um super beijo!

Giuliana Mota é filha, irmã, amiga, voluntária, tradutora, advogada, palestrante, coautora do livro “Histórias Inspiradoras Para Mulheres Que Desejam Se Reinventar” e embaixadora da Escola de Você com muito amor e muito orgulho.

1. Roberta Alves Santos

Os convites foram anotados,pois é sempre bom lembrar de cuidar de nós mesmas todos os dias. Vou rever alguns cursos da Escola de Você e incluir o "Autoestima". Gratidão pelo texto Giuliana.

• Giuliana Mota de Mesquita

Que bom, Roberta! Gratidão enorme por lhe ajudar. E farei um terceiro convite: Se dê um abraço bem apertado por mim! :)

2. Alessandra Assumpção

Giu, porque é tão difícil acharmos nossas qualidades? Temos vergonha de nos dar parabéns, ou não nos conhecemos de fato, não damos tempo para nós mesmas para nos avaliarmos? Os estudos fazem parte de nossa autoestima? Para o cérebro?