Autoconhecimento e Relacionamentos embaixadoras

Amadrinhamento

Março 31, 2017

Amadrinhamento

Olá queridas amigas, tudo bem?
Ainda é março, mês da mulher. Parabéns para todas nós!
A nossa Escola de Você está em festa e, em comemoração, está promovendo duas campanhas lindas que estão exalando sororidade.
Uma delas é a distribuição de bolsas/nécessaires com itens de cuidados pessoais para mulheres carentes.
E a outra campanha é a do amadrinhamento.

O que é isso?

Te explico.
A ideia é cada mulher ensinar algo e aprender algo novo com a outra. Bacana? Também achei.
Fiquei pensando o que ensinar e o que aprender, e fui pesquisar na página da Escola de Você. Para a minha surpresa encontrei uma jornalista, a Arieta Arruda, que estava se dispondo a ajudar com o desenvolvimento da criatividade. Confesso que já acompanho o trabalho dela através das redes sociais e sou sua fã.
Como dizem “fiquei igual a pinto no lixo”, feliz e agradecida ainda mais pelo carinho com que ela me acolheu. Obrigada querida! E não preciso dizer como está sendo enriquecedora esta oportunidade.
Agora, a outra parte, ensinar algo. Ensinar o que? Pensava e não conseguia achar no que eu poderia ser útil.
No dia a dia no meu trabalho, percebi que nossa telefonista sentia dificuldade de transferir as ligações por não conseguir acessar o sistema e identificar qual o vendedor que atendia. Me aproximei e conversando entendi que a dificuldade era com a escrita. Ela é comunicativa, mas se fragilizava e se achava “burra” por não conseguir escrever melhor.
Disse a ela que ela poderia aprender o que quisesse, e que na escrita eu poderia ajudar.
Até uma outra funcionária se dispôs a ajudar também, e então conversamos sobre as maiores dificuldades da língua portuguesa e dia a dia estamos estudando. Não sou professora, não tenho didática profissional, mas no decorrer dos dias estamos buscando opções de aprendizado que melhor se encaixam na vida dela.
E sabe, outro dia ela me confessou que está pensando até em se candidatar a outras vagas quando houver oportunidade, e que nunca tentou pois sentia que não era capaz. Imagina minha emoção!

Sororidade

Não sei explicar, mas é lindo se sentir ferramenta de evolução na vida de outras pessoas.
Essa sororidade, essa união entre mulheres, acho que estou começando a entender.
E você leitora, o que gostaria de aprender e ensinar?
Um grande abraço e feliz mês da Mulher!
*Viviane Porto é Embaixadora da Escola de Você e colunista do Portal Tempo de Mulher. Vendedora de fixação, é administradora e escritora, co-autora do livro “Histórias inspiradoras para mulheres que desejam se reinventar”. Artesã, é fã de novas tecnologias, apoiadora do empoderamento feminino e questionadora nata. Acredita que juntos podemos criar um Brasil melhor, menos desigual e que inspire esperança em todos.

Aprender e ensinar duas ações que podem trazer momentos fantásticos de desenvolvimento pessoal. Parabéns Viviane.

Parabéns evolução sempre!!

3. Ana Paula Salgado

Parabéns Vivi! Arrasou no texto, arrasou no amadrinhamento! Que venham muitas oportunidades mais de aprender e ensinar! Super beijo!

4. Patriciah Froner

Viviane, perfeita ideia de amadrinhamento. Estou à disposição: sou educadora financeira, multiplicadora do BCB e adoroooooo ajudar a mulherada a economizar e prosperar. Vou contar um segredinho: tem algumas que até emagrecem fazendo a reeducação financeira... risos. Trabalho também com gestão do tempo: foco e produtividade. Dou palestras e cursos empresariais. E uma das coisas que eu preciso aprender é justamente escrever artigos (tanto acadêmicos quando de opinião).. nossa! Morro todos os dias pra escrever um texto. Estou me obrigando a escrever, pois tenho uma coluna sobre finanças num jornal da cidade onde moro. Quem precisar de umas dicas, "prende o grito"!!! Abração a todas! Sucesso e prosperidade!!!

Parabéns ! Aprender e ensinar é uma grandiosa forma de transformação. Passar conhecimentos e experiências. Uma ótima idéia.