Autoconhecimento e Relacionamentos

Você consegue pedir ajuda?

Junho 7, 2018

Você consegue pedir ajuda?

Eu não sei qual é o problema que incomoda você hoje.  Talvez alguém no trabalho queira puxar seu tapete.  Talvez o coração esteja partido.  Talvez seja algo mais simples, como uma dorzinha de cabeça chata. Grandes ou pequenos, lá estão eles. Não tem como fugir.  O drama é que em tempos de redes sociais, de hiper exposição dos momentos felizes, a gente desaprendeu a lidar com as dificuldades que também fazem parte da vida.  Parece que ficar triste, se sentir só, angustiada, é proibido.  Melhor fingir que tá tudo bem, né?  Afinal, contar das dores costuma acionar aquele, ‘vai passar’… que não melhora muita coisa.

No mundo dos likes e compartilhamentos através das telas, ninguém pode parecer frágil.  Com isso a gente tá perdendo a naturalidade para lidar com o que nos torna humanos. Como pedir ajuda, por exemplo.  Quer coisa mais humana do que precisar de colo? Mas se você é como 99% das mulheres que conheço, pedir ajuda é problemão.  Aquela vozinha na cabeça começa, ‘imagina, eu incomodar os outros… O que vão pensar de mim…. Tenho que resolver sozinha’…. e por aí vai.

Agora observe a incoerência: A gente não quer “atrapalhar” as amigas com nossos problemas.  Mas a gente AMA sentir que ajudou alguém importante pra nós. Todos nós ficamos felizes, envaidecidos até, ao sentir que aquela pessoa especial, num momento difícil, se sentiu à vontade para recorrer aos seus ombros e ouvidos.

Então por que roubar dos outros a chance de fazer o mesmo?

Sei lá em que momento a gente aprendeu que fingir que dá conta de tudo, que é perfeita e 100% autossuficiente é bacana.  Não é.  Aliás, dar conta de tudo nos desconecta das pessoas.  Já admitir as próprias fragilidades e pedir ajuda quando necessário, conecta.  Por favor, na próxima vez que estiver com o coração apertado, peça ajuda.  Peça para uma amiga gravar um áudio e lembrar você de todas as razões que te tornam maravilhosa.   Se não quiser ouvir opiniões sobre seu problema, diga isso claramente.  Diga que só precisa ser ouvida, que quer apenas falar, ou tomar um sorvete e assistir filme bobo, que quer só um ombro para chorar.  Não tem jeito certo de pedir ajuda.

Me ajuda a espalhar esta mensagem?

[epico_capture_sc id=”1550″]

Escola de Você também está na TV, sabia?  O programa Superpoderosas vai ao ar todas as manhãs, das 9h50 às 11h na tela da Band para todo Brasil.

5 Comentários
  1. Roberta Alves Santos

    Natália sempre traz textos inspiradores. Obrigada.

  2. Fernanda dos Santos

    Sou uma pessoa com muitas dificuldades em pedir ajuda, pois sempre vem essa tal vozinha "Pra que atrapalhar o outro com seus problemas?" Tenho vergonha, medo, insegurança... Pra mim, pedir ajuda é um grande problema! Sempre quero resolver tudo sozinha. AMO ajudar, ouvir e aconselhar o outro e eu mesma não peço ajuda quando necessário pedir. Uma das coisas que trato na terapia.

  3. Sandra Regina

    As vezes é porque a pessoa já cansou de tanto ouvir não, aí decide lidar sozinho com tudo, nem e autosuficiencia as vezes é só cansaço mesmo.

  4. Carla Regina Pires Conti

    Difícil mas possível !!!!!

  5. Samira Villano

    Penso que nós mulheres “acostumadas” a dar conta de tudo às vezes é difícil reconhecer que precisamos de ajuda. Texto maravilhoso Natália querida! ????????‍♀️❤️

Deixe um comentário