Escola de Você Hormônios Natália Leite

TPM: Não, não é mimimi. Não, você não é refém dela.

Julho 31, 2017

TPM: Não, não é mimimi. Não, você não é refém dela.

Minha amiga Escolete,
você sente quando sua próxima menstruação está próxima por conta da TPM?Consegue reconhecer variações bruscas de humor e emoções à flor da pele em um momento específico do mês?  Chamamos de tensão pré-menstrual o conjunto de reflexos externo das mudanças hormonais intensas associadas ao período que se inicia depois da ovulação, caso você não tenha engravidado.
O nome do período que ‘abriga’ a TPM é fase lútea.  O termo é uma referência ao que está em curso no ovário.  O corpo lúteo se forma no ponto onde o folículo rompeu e o óvulo maduro foi liberado dias antes.  Enquanto isso, para muitas mulheres o nível de energia cai, outras ficam inchadas, mais irritadas ou fechadas. É que o corpo está trabalhando para absorver o corpo lúteo e fazer a “faxina” necessária para iniciar um novo ciclo.  Com isso, a gente fica mais introspectiva mesmo. Algumas mulheres sentem dor de cabeça, a pele mais oleosa ou desejos intensos por doces.
É natural que a gente tenha menos libido e menos disposição.  De fato, não é a hora de dar uma de mulher-maravilha.  Se preserve.  Aumenta, naturalmente, a vontade de ficar no ninho, seja para reorganizar os armários ou ver um bom filme. Use esse tempo para por a vida em dia!  Também sugiro que você aproveite para fazer carinho em si mesma com um banho especial, cheio de sais e essências. Quem sabe uma massagem \o/  Lembre-se que é normal você ter menos vontade de cumprir compromissos sociais. E respeite isso para não ficar exausta sem necessidade.

Dicas

Agora, é claro que podemos ajudar o corpinho, certo?  Com medidas muito simples a gente pode (e deve!) minimizar ou até eliminar os sintomas desagradáveis.  Para não virar refém da TPM, aqui vai uma dica vital: é hora de dar uma mãozinha para corpo e se alimentar de modo saudável, leve e nutritivo.

•  Fibras, fibras, fibras 😉 Capriche nas saladas e frutas
  •  É hora de pegar leve na cafeína.  Ou melhor, experimente tirar o cafezinho da rotina essa semana.
  • Poor favooorrrr, evite açúcar.  Seu corpo já está processando muitos hormônios. Alivia, vai…
  • Beba MUITA água.  Se manter hidratada é uma baita ajuda para mandar embora tudo que o seu corpo precisa eliminar nesta fase.

Com este post, minhas amigas, a gente fecha o ciclo sobre nosso ciclo.  Cobrimos o fundamental para que cada uma possa se observar e viver a inteligência hormonal.
Meu desejo é que estes textos tenham servido para inspirar você a buscar mais informações e, acima de tudo, a conhecer seu corpo.  Seu corpo é maravilhoso.  E é, antes de qualquer outra função, para vo-cê.  Seu parceiro para viver bem.  Para servir a si, entende?
Nada empodera tanto quanto se conhecer.  Poucas sensações são tão boas quanto tomar uma decisão segura sobre o que é melhor para si.  Seja ela a decisão de ficar em casa quietinha ou se jogar na pista!  De comer uma baita macarronada ou fazer um esforço e ficar com a saladinha.
Minha amiga Escolete, acredito profundamente que a vida ama a si mesma por meio de cada ser vivo.  Cada uma de nós é um projeto desejado, uma aposta da vida que só quer progredir. Ir adiante!  Quando a gente consegue ser fiel a si, agir em favor de nós mesmas, estamos em sintonia com a vida.  Amando a você, cuidando de si mesma, você cuida da vida e ama a vida.  Nossa intenção é que a inteligência hormonal seja mais uma aliada na sua caixas de ferramentas do bem viver!
Beijo grande e a gente se vê na Escola!

Dica anotadas. Os textos foram capazes de esclarecer muitas questões. Agora é partir para ação. Conhecer sobre si mesma é ótimo. Gratidão. Sim. Nós nos encontros na Escola de Você.

2. Carla

Amei! !!!!!

Sempre ótimos conteúdos no blog, aprendendo um pouco a cada dia

4. Grazi CAVENAGHI

Querida Nati Gratidão? Adorei os textos! Foram esclarecedores. Você sempre disposta a nos aprensentar novidades. Vamos juntas? Porque juntas somos +

5. Rita de Cássia Medeiros

Conhecer o corpo e cuidar é essencial para saúde física e mental da mulher. Ótimas dicas.

6. Giuliana Mota de Mesquita

Parabéns pelo ciclo de textos sobre o nosso ciclo, Nat. Tenho a certeza de que foi libertador para mim e para todas que leram sobre nosso ciclo. Realmente mulheres têm um turbilhão de emoções porque temos um turbilhão de hormônios agindo alternadamente. E como foi lindo você mostrar a cada uma de nós sobre a consciência que devemos ter sobre nós mesmas e nossas fases. Eu, por exemplo, só tive a certeza de que TPM não era frescura quando meu médico - pasmem, o ortopedista! - me disse que a TPM não é frescura e me explicou o que acontece com nosso corpo. Até então, todos os outros faziam cara de que era exagerada.

7. Samira Villano

Eu que acreditava não ter TPM, após a leitura deste texto identifiquei algumas das minhas reações neste período. Gratidão Natalia.