Quem é você?

Querida leitora!
Hoje vamos falar do assunto que mais gostamos: nós mesmas!
Até os 8 anos de idade, o tipo de comportamento que teremos quando adultos (em grande parte) já está definido por exemplos que vivenciamos e aprendemos como verdades. Nessa idade, a maneira como nos relacionaremos com os outros, com o dinheiro, e até mesmo nossos comportamentos emocionais, já está fundamentada.
Até os 18 anos, entretanto, o ambiente no qual vivemos influenciará muito as nossas futuras realizações. À medida que nos conhecemos e identificamos os modelos e exemplos que tivemos, conseguimos identificar os não-positivos e fortalecer os positivos. Comportamentos capazes de nos aproximar do que almejamos são fundamentais; os outros devem ser modificados.
Você, certamente, foi uma criança rica em qualidades, mas não sabia filtrar os estímulos recebidos, o que hoje o torna um adulto com certezas e convicções que podem estar afastando você dos seus sonhos. O famoso coach Paulo Vieira, em seu livro “O Poder Verdadeiro”, desafia o leitor a responder trezentas perguntas sobre si, com o propósito de escrever sua própria biografia.

Será que você se conhece?

Vamos lá: você saberia me dizer assim, de pronto, seis qualidades suas? Em que você é bom? Em que os outros dizem que você é bom? Quais as dez coisas que você gosta de fazer?  Quando você era criança, que papel tinha na sua família? Você era o bonzinho? O zangado? O dedo duro? O doentinho? E seus pais, como demonstravam amor por você? Você se sentia amado? Como era o modelo de casal que eles eram para você? Havia competição entre eles? Na sua relação com seus irmãos, você foi ensinado a competir com eles? Isso dura até hoje?
Em minha casa, por exemplo, os papéis eram bem definidos. Na infância eu era a bravinha. Uma de minhas irmãs, a doentinha e a outra, a boazinha. Na adolescência eu me tornei “a mais esperta”, uma irmã “a mais inteligente” e a outra, “a mais bonita”. Esses rótulos podem ser transformados em crenças fortalecedoras ou limitantes. Vale analisá-los e decidir quais devem ser mantidas ou não.
Quando olhamos com atenção para a nossa infância, entendemos como e porquê replicamos tantos comportamentos na vida adulta. Não podemos achar que nossos pais foram os vilões das nossas vidas, pois eles replicaram o que vivenciaram nas suas infâncias e, provavelmente, procuraram fazer o melhor que puderam por nós.
Pode ser desafiador responder a simples perguntas sobre nós mesmas.  O convite que lhe faço hoje, então, é: avalie-se, sem medo, e perceba o que você tem replicado do comportamento de seus pais, assim como quais verdades não são suas e você tem trazido para o presente.
Aproveite os cursos da Escola de Você para se conhecer melhor. Ao longo das aulas as alunas são convidadas a escrever sobre si mesmas em um documento chamado “Dicionário de Você”. Os exercícios são transformadores!
Para toda busca e realização que procuramos, nós temos a resposta: basta nos observar com atenção e agir!
*Larissa Oliveira é Embaixadora da Escola de Você e Life Coach
Larissa Oliveira Coach YouTube
Larissa Oliveira Coach Instagram

1. Carla Regina Pires Conti

Perfeito! Quando começamos a nos conhecer e nos entender tudo fica mais claro e mais fácil!!!!! Abraços

• Larissa Oliveira

Isso mesmo Regina! Esse é o primeiro passo para alcançarmos oque almejamos! Bjs! Larissa Oliveira

Que ótimo texto. Vou fazer uma análise sobre mim. Anotei os pontos. Obrigada Larissa.

Bacana Larissa, adorei as perguntas!

4. Marta

Muito bom o texto vou fazer o exercício proposto, pois senti um certa dificuldade em responder rapidamente.

5. Gisele

Adorei

6. Patricia Rocha

Amei...meu maior desafio, tem sido me descobrir. Senti muita dificuldade em responder as perguntas...principalmente quando se trata de algo relacionado a infância...muitas memórias parecem que foram apagadas... Pra mim o autoconhecimento tem sido uma busca incansavel. Obrigada pelo texto Larissa, vai me ajudar muito ??

7. Érica Cleide

Texto muito bom para refletir sobre nosso comportamento pessoal, profissional... tudo!