Pirâmide do sucesso – quase no topo!

Minha amiga Escolete,
você se lembra do tempo em que fazer uma faculdade era boa parte do caminho para uma carreira bacana?  Quem tinha conhecimento, em qualquer área, era diferente. Os que não tinham estudo se referiam aos diplomados como ‘doutor’.  Não precisava ser médico, nem ter doutorado. Não faz tanto tempo assim. Quem está perto dos 40 anos viveu neste mundo.
Como mudou rápido!  Hoje, conhecimento é o básico.  A internet deu acesso pra todo mundo e colocou conhecimento no patamar de ponto de partida.  Nada demais.  O que começa a fazer diferença é o que cada um faz a partir dele.  Os desdobramentos do conhecimento. Os próximos passos.  Estamos falando de habilidades e atitudes.
Sem habilidade e atitude todo conhecimento do mundo faz pouco diferença. Imagine o que seria do mundo se os grandes inventores, filósofos e cientistas tivessem guardado o conhecimento que adquiriram para si.  Imagine Thomas Edson curtindo a energia elétrica só pra ele.  Ou Steve Jobs olhando para o Iphone dentro de sua casa. De que serviria?

CHA

Buscar o domínio total de cada detalhe é habilidade. Saber administrar a si mesma para não desistir e construir as conexões necessárias para crescer é atitude.  Talvez você já tenha ouvido a expressão CHAconhecimento, habilidade, atitude. Sugiro, minha amiga, que você faça um breve balanço de como anda sua caixa de cha.  Afinal ela é sua caixa de ferramentas para o sucesso.  Vamos rever a definição de sucesso de John Wooden?

SUCESSO É A PAZ DE ESPÍRITO RESULTANTE DA SATISFAÇÃO DE SABER QUE VOCÊ FEZ O POSSÍVEL PARA ATINGIR O SEU MELHOR.”                                                                                                                                   John Wooden

De volta ao seu balanço pessoal.  Veja se o checklist abaixo está em ordem 😉

1. Na área escolhida como profissão, você deve saber tu-do.  Ter o conhecimento técnico nos mínimos detalhes traz autoconfiança e autoridade para melhorar a vida de quem precisa dos seus produtos ou serviços.  E é isso que vale dinheiro e gera autoestima: melhorar a vida das pessoas.

Você trabalha com moda?  Então, entenda de tecidos, de corte, de biotipo.  Não pense que apenas saber o que é tendência nesta estação vai resolver.  O básico a massa sabe fazer.  O grande se destaca nos detalhes.  No profundo.
2. Entenda a importância de se manter em desenvolvimento de suas habilidades profissionais.  Habilidade é a nossa capacidade de agir.  De tomar as melhores decisões. E como se faz isso num mundo em constante transformação?  Life long learning ou aprendizado ao longo da vida.

Habilidades

Crescem e prosperam aqueles que se mantêm sempre abertos e HUMILDES para aprender.  Desenvolver habilidades é um processo sem fim.  Quanto mais convivo e observo pessoas que estão construindo um legado e deixando uma marca positiva no mundo, mais concordo com a frase:

É o que você aprende depois que já sabe tudo que conta de verdade.

Não é demais?  AMO esta frase.  John Wooden a tinha pendurada na parede do escritório dele. É que segundo Wooden, habilidade é o ponto central na pirâmide do sucesso.  E significa ter total domínio dos detalhes. Vamos combinar que o único modo de fazer isso acontecer e com postura de aprendiz 100% do tempo, certo?

Para terminar bem, e seguir para penúltima linha da pirâmide, trago um trechinho das anotações de John Wooden publicadas em seu livro sobre liderança.  (Sim, meninas. Ele tinha um Dicionário de Você.
Não importa se você é um atleta, cirurgião ou presidente de empresa.  É bom que você seja capaz de executar suas tarefas com eficiência e agilidade. E isso requer habilidade.  Por mais que eu valorize a experiência (e valorizo muito!) prefiro ter muita habilidade e menos experiência do que o contrário.
Domínio das habilidades que você precisa em seu trabalho demanda aprendizado.  É por esta razão que líderes e pessoas de alta performance são aprendizes ao longo da vida.

John Wooden

Você está navegando em nossa nova plataforma?  De qual novo curso mais gostou? Qual deles vai indicar para aquela amiga que está precisando de Escola de Você? Conte pra gente nos comentários.

Beijos e nos vemos na Escola!

*  Natália Leite é co-fundadora da Escola de Você

Muito interessante o CHA. Preciso analisar mais os aspectos relacionados ao texto. A nova organização dos cursos está muito boa. Comecei pelo curso "felicidade" e agora estou em "atitude". Colocando em prática os ensinamentos. Em breve vou para os outros e indico todos os cursos para as minhas amigas.

2. Grazi

Grande reflexão Nati. CHA é essencial. Vou refletir e anotar minhas impressões. Obrigada. ?

3. S IMONE DE LIMA PRIMO

Natália, obrigada por apresentar esse John Wooden, realmente conhecê-lo fez e faz toda diferença no meu dia a dia, ele é prático, claro, didático, motivador.

4. Raíssa Feitoza

Texto enriquecedor e motivador. Obrigada por compartilha-lo, Natália! Gostaria que você indicasse obras do John Wooden para nos aprofundarmos! =]

Já ouvi uma frase que fala, "Quando pensamos que sabemos de tudo, vem a vida e mudas as perguntas" Sempre aprendendo, sempre passando o que se saber, e assim nos ajudando a criar um mundo melhor!

6. Jessi ferraz

Que texto lindo, Natália! Obrigada pelo conhecimento partilhado <3 Aprendo tanto. *-*

7. Viviane

Humildade para ser um eterno aluno. Linda reflexão. Muito obrigada querida bjusss Estou refazendo as aulas e reaprendendo muito sobre: felicidade, relacionamentos e auto estima. Bjusssss

8. Ivone

CHA em constante desenvolvimento é tudo que necessito.

9. Carol Proença

Gostei muito! Temos que nos aperfeiçoar, essa questão de habilidade nós faz ser mais produtivos também!!