O que postar nas redes sociais?

Oi gente linda!

Agora que vocês já sabem algumas definições importantes do mundo online (Não leu? Clique aqui!) vamos partir para outro questionamento: O que postar nas redes sociais? Usarei como exemplo a nossa rede da Escola de Você e alguns dos nossos princípios na construção do conteúdo. E você pode se inspirar para começar a criar o seu também.

Mas, antes, tenham consciência deste mantra e repitam:

“As redes sociais funcionam como um instrumento perfeito para a construção de um bom relacionamento com públicos-alvo e clientes”.

Captou? Digo isso, pois se seu foco é apenas encher a sua rede social de números irrelevantes, como por exemplo, 1 milhão de seguidores, sendo 10% deles seus reais contatos e prospectos clientes, sinto muito, não poderei te ajudar. O foco genuíno desta conversa permeia a criação de conteúdo útil e relevante para o seu público real, que pode ser 2, 5, 10, 20, 30 ou milhares de pessoas.

Então, antes de começar a produzir, responda e anote: Por que eu preciso postar agora este conteúdo, neste formato e neste canal? Com a resposta em mãos, siga construindo o seu cronograma de acordo com os insights.

Escrevo isso, pois um dos erros mais comuns na hora de produzir conteúdo é a falha da identificação de objetivo da postagem que você faz. Eu mesma já caí e ainda caio nessa casca de banana. Mas a meta é melhorar, e por isso, vamos juntas. Garanto que 50% do caminho anda para frente quando você sabe exatamente o que vai medir pós postagem.

Para isso, entenda que quando me refiro ao:

Agora:

É o horário que você está publicando. Dê o primeiro passo e teste publicar em horários diferentes para descobrir o seu melhor pico. Para quem tem página no facebook e instagram pode checar via espaço insights em cada plataforma.  Quer saber mais sobre isso? Comente para que eu possa te ajudar.

Conteúdo: 

Por que este assunto vai ser dito essa semana? Hoje? É uma data comemorativa? É uma data marcante para você? É um assunto que está bombando na rede e todo mundo está falando? Que conteúdo mágico é este que precisa ser dito e divulgado agora e que vai te trazer um retorno bacana? Tenha consciência deste ato e construa conteúdo de valor.

Formato:

O mais comum no mundo online: Vídeo, texto e áudio. Com qual deles você é genuinamente mais feliz? Quais deles o seu público ama? Quais deles passa mais verdade e transparência para quem te ouve?  Comece escolhendo um formato e siga evoluindo, e chegará um momento que você precisará de mais apoio e testar novos formatos.

Canal: 

Lembra que falei sobre mídia digital, certo? Não leu? Clique aqui. Agora, é essencial você entender porque você vai postar agora o conteúdo X no formato Y no canal Z. O canal pode ser youtube, linkedin, facebook, instagram, entre outros. Por exemplo, se o seu conteúdo tem uma essência mais voltada para profissionais, é bem legal que você escolha o linkedin. Se o conteúdo é mais bastidores e são fotos de algum trabalho que você faz, o adequado seria o instagram. Enfim, essas sugestões não são definitivas e muito menos obrigatórias, mas são nortes para o seu primeiro passo, e você precisa andar no seu terreno e aos poucos ir aprimorando cada vez mais.

Por hoje, o meu desejo é que você foque em dar mais um passo estratégico em sua missão no mundo online. Boa sorte. Qualquer dúvida ou opinião, comente. Vamos fazer valer o nosso mais do que um simples jargão: #umaportodasetodasporuma. Porque aqui na Escola de Você a gente vê na prática o sentido real da sororidade, né? É muito amor envolvido <3 Obrigada pela leitura.

Beijos, Brasil.

 

Jessi Ferraz

Embaixadora da Escola de Você atuando no planejamento e execução de projetos digitais criativos. Apaixonada pelo mundo digital, quer impactar pessoas para que elas sejam protagonistas. Atualmente, capacita mulheres na inserção no mundo digital através de curso e treinamento online.

8 Comentários


  1. Obrigado Jessi!
    Ainda me atrapalho um pouco com as nomenclaturas mas a sua explicação foi show!

    Responder
    1. Jessi Ferraz

      Patricia, fico muito feliz. Isso mesmo, vamos descomplicando um passo de cada vez. Continue acompanhando os textos e tenho certeza que você vai aprender muito.
      Beijos

      Responder

Deixe uma resposta