Carreira e Sucesso Escola de Você Mundo digital

Mídia Digital, Mídia Social e Rede Social. O que são e por que servem para você?

Julho 3, 2017

autor:

Mídia Digital, Mídia Social e Rede Social. O que são e por que servem para você?

Olá, Escoletes!

Como combinado no texto anterior, vamos dar continuidade ao nosso processo de aprendizagem digital. Não sabe do que estou falando e não leu o texto anterior? Então clique aqui.

Hoje, vamos desbravar e organizar nossas ideias sobre algumas questões do mundo online. Existe, entre a maioria das pessoas, uma confusão de ideias sobre a definição de mídia digital, mídia social e rede social. Eu mesma já sofri muito para entender alguns destes conceitos. E para esclarecer, vamos conhecê-los melhor.

O mundo digital é assim mesmo, todo dia nasce uma infinidade de novos termos e eu estou aqui para te orientar sobre o que está acontecendo.



A discussão sobre estes conceitos é bem densa. Existem diversas opiniões de especialistas, sendo que uns trazem novas formas de tratar o assunto e outros discordam em alguns pontos. Mas, nos meus últimos quatro anos, principalmente, lendo livros e acompanhando executivos que trabalham na área, uni tudo o que aprendi com eles e trago hoje para você, em uma linguagem o mais acessível possível. Vamos lá?

O que é mídia digital?

É o meio ou canal de comunicação que leva uma ou mais informações ao público, tendo a tecnologia digital como alicerce para essa propagação.
Exemplo: É através da mídia digital (este blog) que você consegue ler este texto.
Outro exemplo: durante a minha pós-graduação o conceito de mídia digital foi base do meu estudo, e quando acabei o curso, a instituição me deu o título de especialista em comunicação em mídias digitais. Ou seja, ela me certificou como alguém que estudou diversos canais de comunicação, que funcionam no mundo digital, para que eu possa ser mais assertiva na escolha da mídia digital certa para cada projeto ou negócio.
Aqui, no blog da Escola de Você, você consegue ver um pouco do nosso trabalho nesta área. E é por isso que você chegou aqui neste texto. Foi preciso mapear as ações certas para que você esteja aqui, agora, conosco.

Lembre-se: A Mídia Digital tem foco em distribuir

O que é mídia social?

É um ambiente onde as pessoas produzem informações e com isso se relacionam com os outros.
Exemplo: A  plataforma Escola de Você pode ser considerada uma mídia social, pois o foco do site é produzir cursos gratuitos para um ambiente bem organizado e feito sob medida para você.
O YouTube é mídia social, pois é perceptível que o foco do site é o compartilhamento de vídeos feitos por qualquer pessoa.

Lembre-se: Mídia social tem foco na produção de informação ou conteúdo.

O que é rede social?

Vale lembrar que a rede social existe em ambiente online ou não, afinal, o termo social já indica que é um ambiente onde se cria um relacionamento com as pessoas que compartilham dos mesmos objetivos e valores. A principal meta de uma rede social é dar a oportunidade de interação entre as pessoas.
Trazendo para o ambiente online, podemos considerar o Facebook como uma rede social, sabe por quê?
Porque ela tem como missão “dar às pessoas o poder de criar comunidades e aproximar o mundo”. Esta é a nova missão do Facebook, anunciada em junho deste ano pelo CEO Mark Zuckerberg.

Lembre-se: Rede social tem foco na interação.

Percebeu outra curiosidade? Toda rede social é também mídia social. É como se a rede social fosse uma subcategoria da mídia social.

Agora, você me pergunta:

Ok, Jessi. E daí? Por que estas definições são tão importantes para mim ou para o meu negócio? 
A resposta é: simplesmente porque você precisa escolher os canais certos para atingir uma boa performance de acordo com o seu objetivo. Conhecer cada definição vai ajudar você a trilhar em ambientes certos para falar com o seu público-alvo, bem como te ajuda a criar um planejamento estratégico bem sucedido.

Por falar nisso, dentro da Escola de Você é possível aprender a dar início à criação de um plano para uma carreira de sucesso. Agora, vai ficar ainda mais fácil para você. Acesse o curso Carreira. É online e grátis. 

E se você leu até aqui significa que você não quer perder tempo, dinheiro ou oportunidades, certo? Então, vamos juntas. Conhecer esses termos também vai nos ajudar a seguir em nossa série de textos semanais sobre o mundo digital.
OBS: Eu sempre produzo meus textos sozinha e o seu feedback é muito importante para que eu possa seguir escrevendo para você. Use o espaço de comentários abaixo para opinar, sugerir novos textos e tirar suas dúvidas. Vou amar ler o seu. E mais, se você gostou do texto, compartilhe-o em sua rede de contatos.
Até semana que vem.
Beijos, Brasil.

9 Comentários
  1. Rita de Cássia Medeiros

    Ótimo ! Tirou dúvidas .???

  2. Nat

    Jessi, você é linda!

  3. Marta Guerreiro

    Jessi adorei.

  4. Sheila Pereira

    Nossa, só tenho agradecer, pelos esclarecimentos, é um prazer ter você aqui conosco, nos ajudando e sendo tão gentil em responder nossas perguntas! Gratidão, CyberJess!

  5. Roberta Alves Santos

    Texto leve e com ótimas ilustrações. Parabéns Jessica.

Deixe um comentário