Dicas para usar melhor o Instagram

Oi meninas da Escola de Você!

Sou Guta Nascimento, diretora de conteúdo da EDV (ajudo a Natália no dia a dia na produção de conteúdo como aulas, cursos, textos etc da Escola).

Escrevo esse texto aqui no blog porque recentemente a Escola de Você foi convidada pelo Instagram Brasil para participar de um evento muito legal na sede do Instagram, em São Paulo.

Um workshop conduzido pela Lila Cina, que é a pessoa do Instagram responsável pela parceria com veículos de mídia no mundo.

Como a Escola foi fundada por duas jornalistas, a @anapaulapadraooficial  e a @natalialeiteoficial (e eu também sou jornalista!), adoramos saber mais sobre como fazer melhor a divulgação de informações e conteúdos pelo Instagram. 

Um dos grandes lemas da Escola de Você é o #umaportodasetodasporuma, né?

Por isso gostaria de dividir com vocês algumas das informações disponibilizadas no workshop.

São dicas e curiosidades sobre o Instagram que podem ajudar tanto você que usa essa rede de modo pessoal quanto você empreendedora que usa o Insta para divulgar seus produtos e negócios.

 Vamos lá?

– O Instagram é uma rede social que já tem + de 700 milhões de integrantes no mundo inteiro! \0/ Um sucesso gigantesco!

– Tem muita gente que chega a entrar no Insta até 18 vezes por dia! Bem, se o dia tem 24 horas e a gente dorme umas oito horas… faça a conta de como essas pessoas estão sempre ligadas nessa rede social (rsss).

– No Brasil já são mais de 40 milhões de usuários!

– E advinha quem é o brasileiro com maior número de seguidores??? Tchan… tchan… tchan… Neymar!

 

 

O perfil do @neymarjr já tem + de 75 milhões de seguidores. Afinal, Neymar é idolatrado não só no Brasil como em todo o mundo!

 

 

 

– Agora vejam que legal! Sabe qual o lugar mais “Instagramado” (expressão nova no dicionário coloquial das redes sociais. rs) no Brasil no ano passado, 2016?

O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro! Talvez tenha sido por causa das Olimpíadas do Rio, quando muita gente de todo o mundo e de todo o Brasil visitou a cidade e aproveitou para conhecer esse museu que tem uma arquitetura incrível.

– E o maaaaais legal de tudo! Advinha qual o emoji + publicado pelos brasileiros no Insta em 2016?

Ele mesmo aí ao lado!

O coraçãozinho vermelho <3 <3<3 Muito fofo, né?

 

 

 

 

 

DICAS

– Dos 700 milhões de pessoas que usam o Instagram no mundo todo, a maioria é jovem. 58% têm de 18 a 29 anos.

– E dessa turma toda, 150 milhões usam a ferramenta de Search / Busca que agora exibe 4 coisas diferentes:

  1.  quem está mais em destaque fazendo Live / Ao Vivo
  2. Stories (aqueles posts que só ficam 24 horas e depois somem)
  3.  vídeos
  4. posts de fotos

– E uma das perguntas mais frequentes que as pessoas se fazem: Afinal de contas, quantas vezes é legal postar por dia? Não fique frustrada mas a resposta sempre vai ser… depende!

Não existe nenhum manual que diga “isso é certo” ou “isso é errado” porque cada pessoa/conta é diferente, né? Cada pessoa posta e tem uma conta com um propósito/objetivo diferente.

Mas a dica que o Instagram dá para quem trabalha com a divulgação de informações – e aí talvez a gente possa aplicar a sugestão a quem é empreendedor e quer divulgar seus produtos na rede – é: não encheeeeeer a conta de posts diariamente.

– A grande dica que o Instagram dá para quem quer saber quantas vezes é legal postar por dia é: varie o formato do conteúdo. O que isso quer dizer? Quer dizer que você pode dividir o que você quer mostrar em:

1) posts com fotos

2) vídeos

3) Stories

4) e até Lives / Ao Vivo.

Ou seja: você pode fazer de 1 a 2 posts por dia e de 1 a 3 vídeos. Assim ninguém “enche o saco” de ficar vendo as suas coisas toda hora 🙂

STORIES

– O Stories, por exemplo, está bombando. No mundo inteiro, 200 milhões de pessoas fazem Stories todo os dias!  A dica do Instagram é você usar o Stories para registrar/divulgar momentos factuais que são interessantes mas não tão especiais para ficarem salvos para sempre ali na sua conta.

– Para fazer Lives / Ao Vivo a dica é: seja o mais natural possível. Não precisa ficar fazendo grandes ares de nada (rs). Seja autêntica. O Instagram vem sentindo uma mudança no conteúdo do que os usuários mais curtem. Antes as pessoas se preocupavam muito em postar imagens lindas e “perfeitas” (fotos suuuuper bonitas, bem produzidas etc). Mas agora parece que o que as pessoas mais querem ver são momentos verdadeiros, reais, sem muita super-produção, casuais, como eles realmente estão acontecendo.

– E anotem aí: o Live / Ao Vivo no Instagram permite que você transmita até 1 hora (60 minutos) sem interrupção.

#

– Outra dúvida muito comum de quem usa o Instagram é sobre as hashtags,  aquelas expressões que a gente usa com #. Tem gente que acha que se botar muuuuitas hashtags  o post tem chance de bombar mais (ser mais visualizado nas buscas). Mas não é bem assim. No caso das hashtags, menos é mais. Use até 5 hashtags. Mais que isso não vai fazer tanto efeito assim.

– E outra dica do Insta é: a gente sempre procura as hashes usadas em maior números de posts, né? Por exemplo, quando eu posto foto do meu gato, eu costumo usar #instacat ou #instagato Mas aí o que acontece? Acontece que taaaaanta gente usa essas hashstags (#instacat já foi usada em mais de 22 milhões de posts! #instagato em mais de 200 mil) que a chance de alguém chegar na foto do meu gato porque está procurando por gatos fica menor, entende?

Por isso use hashtags que têm a ver com o seu post mas evite aquelas com milhõõões de uso.  No caso de empreendedoras que usam o Insta para vender seus produtos, seja bastante focada na hora de escolher as hashtags para divulgar seu negócio. Escolha palavras-chave mas verifique antes o grau de uso dessa # para que você realmente tenha chance de ter mais audiência para o seu post.

SUCESSO

– E como saber se um post foi bem-sucedido? Mais uma vez a resposta é… depende…! Sim, porque tudo depende da sua intenção com o post. Mas, se você quiser ter uma ideia se seu post “bombou” no Insta, trabalhe com o número de engajamento – ter coraçõezinhos e visualizações (no caso de vídeos e Stories) – de 6 a 8% da sua base.

Ou seja, pegue o número total de seguidores que você tem e veja se o post teve engajamento de pelo menos 6%. Se atingir esse número, parabéns! Seu post foi um sucesso!

Bem, sendo assim, vai lá em @escoladevoceoficial e curte os posts da Escola, tá? :)))

Se você ainda não segue, corre lá e, por favor, passa a seguir a gente <3 Vamos adorar ter você conosco nessa rede social tão legal!

Ah, e também queremos saber o que você gostaria de ver no Instagram da Escola! Fotos de bastidores? Vídeos da Natália? Vídeos das Escoletes? Frases inspiradoras? Escreve aí embaixo nos comentários que a gente providencia :))))

Afinal a Escola de Você é, de verdade, uma rede de #umaportodasetodasporuma

Beijos, Guta

 

Guta Nascimento

Diretora de conteúdo da Escola de Você.

20 Comentários


  1. Eu acompanho a Escola de Você no Instagram e gosto das postagens. As frases inspiradoras são ótimas. Também gosto de assistir à vídeos de Natália, das escoletes e dos bastidores .
    A minha sugestão é ter posts com dicas de saúde, alimentação e educação financeira.
    Beijos.

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  2. Oi Guta sua linda, então perguntou, vou responder; o que eu gosto mais de ver são fotos com mensagens da Nat, das Embaixadoras e das escoletes !

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  3. Que conteúdo maravilhoso desse texto e o melhor é saber que EDV vai estar mais presente no Insta.
    Adoraria assistir stories dos bastidores da escola.
    Obrigada por compartilhar Guta!!!

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  4. Amei todas as dicas! Analisei meus posts e já tive alguns de sucesso! Isso é um incentivo!

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  5. VIVIANE PORTO

    Amei as dicas, obrigada Guta!
    Eu adoraria ver dicas empreendedoras, stories do dia a dia de todas as professoras e muitas lives respondento nossas perguntas!!!
    um beijão!!!
    VIVI

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