Autoestima embaixadoras

Está na hora de conhecer o seu vizinho

Abril 21, 2017

autor:

Está na hora de conhecer o seu vizinho

Olá, querida leitora!
 Que bom revê-la por aqui! Você já reparou que o nosso Blog está repleto de conteúdo bacana e histórias inspiradoras?
Todos os dias têm conteúdo novo para você. Isso mesmo, para VOCÊ!
Tudo o que está aqui é preparado com muito carinho para você despertar a melhor versão de si mesma. É muito amor pela nossa rede! <3 Aproveite ao máximo!
Mas hoje estou aqui para falar do meu vizinho.
Como assim, Scheila? Falar do vizinho? Que vizinho?
Tempos atrás um sujeito alegre, cantante e super animado decidiu construir sua casa em frente à minha.
Além de ser um excelente engenheiro e construir sua moradia na direção contrária ao vento e a chuva, na época em que iniciou a sua obra as condições climáticas estavam super favoráveis, sem falar que o danado escolheu uma das árvores mais bonitas do pátio para morar.
Já sacou quem é o meu vizinho, né?
 vizinho
 Isso mesmo! Meu vizinho é um João de barro!
Sou apaixonada pela natureza, em especial pelos animais. E ter o pequeno João de barro como meu vizinho é um presente da vida. Sair e chegar em casa tem um sabor diferente desde que o novo morador se avizinhou. Sabe aquelas coisas simples, que dinheiro algum consegue comprar, mas que fazem toda a diferença quando temos capacidade e humildade de entender o seu valor?
Porém, como nem tudo são flores, quando a casa do meu vizinho estava quase pronta, uma chuva torrencial levou tudo ladeira abaixo, ou melhor, árvore abaixo.
Confesso que fiquei triste, pois estava certa de que ele desistiria de construir sua casinha ali naquela árvore e não mais seria meu vizinho.
Mas, para a minha surpresa, no dia seguinte ele estava lá, cantando o mais alto que podia e aproveitando a terra úmida e o barro fresco para recomeçar a sua obra.
Impressionante!
Com uma determinação invejável, o pequeno João de barro continuou o seu trabalho com todo o gás.
Contudo, as condições climáticas continuaram não colaborando com o pequeno animal. Chovia muito naqueles dias e o pequeno engenheiro, além de quase não conseguir trabalhar, via sua casa escorrer pelo tronco da árvore.
Mas, um detalhe:
ele nunca estava triste. Ele continuava feliz, cantarolando e voando de um lado para o outro.
Quando os dias chuvosos cessaram e o sol voltou, o João de barro finalmente finalizou a sua obra. Era contagiante a sua alegria pulando e cantarolando em cima da sua casinha.
E eu vibrava junto! Sabe aquela emoção de compartilhar a felicidade com alguém que você gosta muito? Era mais ou menos assim que eu me sentia em relação a felicidade do meu pequeno vizinho.
Porém, em um daqueles dias corridos em que a gente anda tão apressada que muitas coisas passam despercebidas aos nossos olhos, algo não deixou de me chamar a atenção.
A casinha do João de barro havia desaparecido. Simplesmente SU-MI-DO! Fui verificar para tentar entender o que havia acontecido e concluí que alguém havia jogado ou atirado uma pedra ou algo do tipo, e destruído a casinha de barro. Coisa de meninos levados que brincam na rua, sabe?
Mas agora eu tinha uma certeza: ele não voltaria. Certamente ele procuraria outro endereço para construir sua casa, pois ali, de fato, não estava rolando.
Mas, ledo engano, ELE VOLTOU!
Ele voltou majestosamente animado, feliz e começou tudo de novo. E desta vez não teve nada que o impedisse de concluir a sua obra.
E, como quem planta trabalho duro e persistência colhe bons resultados, a sua casinha finalmente ficou pronta.
E eu tenho o maior orgulho de dizer que divido o mesmo endereço com um sujeito persistente, que me deu uma verdadeira lição de como se posicionar diante dos desafios e dificuldades da vida, sem desistir e ainda de cabeça erguida, firme no seu propósito com entusiasmo e alegria.
Pense comigo: ele teve todos os motivos para desistir, mas não desistiu. Já pensou se ele tivesse desistido? Não teria aquela casa linda, em um lugar privilegiado e com uma vizinha top como eu (brincadeirinha). É que o lugar é fantástico mesmo.
E o que dizer da motivação, do entusiasmo e da alegria do pequeno cantante? Ele teve inúmeras razões para desanimar e ficar triste, mas não. Ele cultiva uma alegria contagiante. Com o peito cheio, robusto e alegre, ele trabalhava cantarolando de um lado para o outro todos os dias.
Esta história me faz pensar no dizer de Calvin Coolidge de que “Nada no mundo se compara à persistência. Nem o talento; não há nada mais comum do que homens malsucedidos e com talento.”
E você, minha amiga? Como tem se posicionado diante dos desafios e dificuldades da vida?
Você desiste diante dos primeiros obstáculos do seu caminho, fica desanimada e triste ou, assim como o meu vizinho, mantém-se firme, entusiasmada e constante no seu propósito?
Você conhece a Pirâmide do Sucesso do treinador John Wooden, apresentada aqui no Blog pela nossa super Natália Leite? Sim! Não? Então corre para ver. É um conteúdo fantástico. Clique aqui
Pois é, eu identifiquei vários tijolinhos desta pirâmide no comportamento do meu vizinho João de barro.
Sujeitos de sucesso possuem atitudes e ideias semelhantes, e nós, eternas aprendizes da vida, devemos aproveitar cada oportunidade de aprender com esses sujeitos, sejam eles grandes nomes mundiais ou aqueles que fazem parte da nossa vida e que podem nos dar uma lição de vida (como foi o meu caso). Afinal, todo mundo sempre tem algo a aprender e algo a ensinar.
Coloque as lentes do carinho, da humildade e da curiosidade e descubra oportunidades de aprendizado e crescimento onde você jamais imaginou.

Um abraço e até breve!

*Scheila Leal é Embaixadora da Escola de Você, professora, coach, empreendedora e escritora de coração. Fascinada pela capacidade humana de aprender e se transformar, dedica seu tempo contribuindo para despertar o melhor das pessoas através de palestras e treinamentos. Apaixonada pelas palavras é colunista de blogs, revistas e coautora de diversos livros, através dos quais busca levar conhecimento e inspiração para as pessoas.
***

Acesse também a sua escola de crescimento pessoal online aqui 

5 Comentários
  1. Roberta

    O seu "vizinho" é um exemplo. Eu também tenho persistência quando quero conseguir algo. Acompanho sempre os textos sobre a "pirâmide" e identifiquei onde preciso melhorar . Texto maravilhoso.

  2. Rita de Cássia Medeiros

    Que história linda e inspiradora ! Seu vizinho nos dá uma lição de garra e determinação. Os animais tem muito a nos ensinar . É só ter a sensibilidade de observar .

    • scheilaleal

      Realmente Rita. Com sensibilidade e humildade temos muito o que aprender com todos a nossa volta. Um abraço!

  3. luciana

    Gostei muito desse site. Parabéns pelo trabalho :)

Deixe um comentário