Chegamos ao topo da pirâmide!

Minha amiga Escolete,
ontem conheci Loro, um garotinho de 2 anos e meio que acompanhava a mãe ao supermercado.  Eles estavam bem na minha frente na fila do caixa e puxei papo com o rapaz.

• Como é seu nome, moço?

Tímido, não respondeu.  Escondeu o rosto nas pernas da mãe que me disse o nome do menino.  Como não sou de desistir fácil, insisti na conversa.  Perguntei a idade dele, do que gosta de brincar, se tem uma irmãzinha. Nada. Loro não me deu nenhuma trela. Foi então que me veio a mente uma questão cheia de sentido:

• Loro, você ainda é pequeno ou já é grande?

Bingo.  Ele me olhou nos olhos e respondeu i-me-dia-ta-men-te:

• Gande! Gandão.

É bonita a afirmação que natureza faz por meio do Loro.  É próprio do humano desejar crescer, desejar ser grande.

Grandeza

Observe a si mesma.  Veja como você se sente feliz quando progride.  Tod@s nós sentimos alegria ao aprender algo novo – idioma, atividade, função.  A gente fica feliz ao alcançar uma meta. Concluir uma missão. Ouvir este chamado à evolução, em qualquer frente, é grandeza.
E grandeza é o bloco de hoje na construção da pirâmide de sucesso de John Wooden. É o bloco final.  O topo.  Aquilo que se alcança ao dominar os blocos anteriores. Ou seja, grandeza é o resultado de entusiasmo, mais autocontrole, mais espírito de equipe, mais confiança, mais amizade, mais habilidade, mais iniciativa e todas as 14 características fundamentais para o sucesso, segundo o treinador Wooden.
Você já sabe que adoro dicionários e amo estudar a etimologia das palavras.  Penso que a profunda compreensão do que cada palavra significa é como boa música, simplesmente ajuda a viver.  Compartilho com você algumas das definições de grandeza que mais me agradam:

1. qualidade do que é nobre: grandeza de alma
  2. qualidade do que tem importância, valor: a grandeza de uma nova descoberta

Pausa para uma frase inspiradora do escritor escocês Thomas Carlyle:

O grande homem demonstra a sua grandeza com a maneira pela qual trata os pequenos.
 Thomas Carlyle

E agora, vamos ao que o nosso grande Wooden escreveu em seu caderno particular. Lembre-se que ele foi treinador de basquete e o contexto de suas anotações era o dia a dia de jogos, performance de atletas, competições.  Uma realidade que serviu de paralelo ao mundo do trabalho nos livros que escreveu sobre liderança e sucesso.  Estou chamando o bloco de grandeza, mas ele o batizou grandeza competitiva.  Dá na mesma. Viver com inteligência é estar sempre competindo com uma versão menos evoluída de si mesma.  Disse nosso Sr. Wooden:
Grandeza é ter um amor real pelas batalhas mais difíceis.  É saber que elas oferecem oportunidade de apresentar o seu melhor quando o seu melhor é necessário.

Campeões

Em seu livro sobre liderança ele conta que os melhores competidores que enfrentou ou ensinou tinham em comum uma alegria especial diante das batalhas difíceis.  O que os campeões amam é a luta em si, a jornada, o momento da competição que dá a cada um a oportunidade de viver seu máximo.
O treinador Wooden costumava dizer que um líder deve transmitir a seus liderados que quanto mais difícil a batalha, melhor a oportunidade de experimentar o auge de si mesmo.
Uma batalha difícil inspira o competidor a cavar fundo dentro de si.  Por isso gosto do desafio que um adversário digno traz.  Você é testada.  E quando devidamente preparada, você se elevará ao mais alto nível da grandeza

Minha amiga Escolete,
meu mais profundo desejo para você é o mesmo que tenho para mim: grandeza. A grandeza que se vê na sororidade, na generosidade, na bondade, na garra diante de uma dificuldade.  Sugiro que você entre na plataforma da Escola de Você e use o seu Dicionário para refletir sobre sua grandeza.  Onde ela se manifesta com mais beleza?  Onde ainda há muita dificuldade para encarar a batalha como chamado para ir fundo em si e acessar seu melhor?  Lembre-se: escrever sobre seus planos comprovadamente aumenta as chances de alcançá-los.
Com o texto de hoje concluímos nossa jornada na companhia de John Wooden.  Você gostou do modelo de textos em série aqui no blog?  Qual assunto gostaria de encontrar aqui? Saúde? Relacionamentos?  Estou super apaixonada por tudo que tenho lido sobre inteligência hormonal da mulher.  Você sabia que a cada fase do ciclo somos regidas por hormônios distintos?  E que eles têm TU-DO a ver com como nos sentimos e agimos? Gostam deste tema?
Que estejas bem e nos vemos na Escola!
*  Natália Leite é co-fundadora da Escola de Você

Acesse também a sua escola de crescimento pessoal online aqui

Estou levando para mim: "A grandeza que se vê na sororidade, na generosidade, na bondade, na garra diante de uma dificuldade. Sugiro que você entre na plataforma da Escola de Você e use o seu Dicionário para refletir sobre sua grandeza." Obrigada pelos textos sobre a "pirâmide". Estou aguardando "inteligência hormonal", "relacionamentos" e "saúde" porque sei que serão textos incríveis. Beijos.

2. Thaise

Adorei a proposta de tema!!! Woonden é demais! Sentiremos falta.

3. Taís Rodrigues Pagnussat

Adorei o tema proposto. Na expectativa para aprender mais e mais sobre o universo do humano.

4. grazi

Grande John Wooden Nati obrigada por trazer tanto conteúdo rico, tanta inspiração. Esperando o tema sobre inteligência hormonal. Gratidão. Vamos juntas? Porque juntas somos + Grandezaaa de sermos melhores a cada dia. "hoje sou melhor que ontem".

5. Simone De Lima Primo

Nati essa pirâmide daria para fazer blogs por vários meses, quem sabe anos, amei conhecer o John Wooden.Grata