Escola de Você

5 dicas para gastar o que você não tem com presentes de Natal

Dezembro 13, 2017

autor:

5 dicas para gastar o que você não tem com presentes de Natal

O Natal está quase aí, os shoppings estão lotados e todo mundo só tem um pensamento: como vou dar conta de tudo? Falta tempo, falta dinheiro e você precisa ter aquele gás para enfrentar as lojas lotadas e preços caros. No entanto, deixar a família e as pessoas queridas sem presentes no Natal não é uma opção, certo?
Então montei um guia com 5 dicas práticas para te ajudar a navegar a temporada de compras do ano sem precisar gastar mais do que você pode. Confira!
Defina quem você vai presentear
Caso ainda não tenha, monte uma lista de todas as pessoas que você deseja presentear. Vale separar em duas colunas: lembranças e presentes. Assim você já faz o exercício de avaliar com carinho qual é a necessidade real de gastar rios de dinheiro com cada uma das pessoas da lista.
Estabeleça um orçamento
Todo mundo merece o presente mais especial que o dinheiro pode comprar, mas isso não quer dizer que você deve se endividar para presentear todos os entes queridos. Por isso, veja o estado da sua conta corrente e defina o valor que você pode destinar para presentes. Não esqueça que além dos gastos de fim de ano, janeiro chega logo com um monte de contas e impostos, como matrícula escolar, IPTU e IPVA.
Compre as lembrancinhas antes
Não precisa ser panetone (que, por sinal, está já caríssimo). Muitas vezes, dá para encontrar presentes bacanas de artesãs, pequenas lembranças que são simpáticas e bem mais baratas. Aproveite!
Parta para os presentes mais importantes
Com base no valor que sobrou no seu orçamento após as lembranças, estabeleça os valores máximos individuais que você quer gastar com cada uma das pessoas da sua lista. Isso ajuda muito na hora de dizer não para um presente que é “a cara” da sua mãe, mas que é muito mais caro do que você imaginava gastar.
Lembre-se: o mais caro nem sempre é o melhor!
Tendemos a acreditar que quanto mais caro for um item, melhor será a sua qualidade – e mais apreciado será o presente. No entanto, isso nem sempre é verdade – e você não precisa gastar rios de dinheiro para presentear quem você ama. Confira sites de DIY (do it yourself, ou faça você mesmo!) e busque criar presentes com amor. Pode ser um CD gravado com uma playlist maravilhosa ou um álbum de fotografias – afinal, mais importante que o valor do presente, é o carinho que você colocou naquele objeto!

6 Comentários
  1. Roberta Alves Santos

    As dicas: "Estabeleça um orçamento" , "Defina quem você vai presentear" e "Lembre-se: o mais caro nem sempre é o melhor!" eu já pratico. Tenho que colocar em prática as outras dicas que também são ótimas. Obrigada pelo texto

  2. Sheila Pereira

    Adorei as dicas , geralmente sou muito econômica e a maior parte são lembrancinhas mesmo.

  3. Carla Regina Pires Conti

    Adorei!!!!

  4. Giuliana Mota de Mesquita

    Dicas valiosas nesta época do ano!

  5. Grazi CAVENAGHI

    ótimas dicas Carol! Gratidão

Deixe um comentário