Escola de Você

10 hábitos que não te permitem enriquecer

Novembro 29, 2017

autor:

10 hábitos que não te permitem enriquecer

Quem nunca levou um susto na hora de abrir a carteira – para onde foi o meu dinheiro? É a mesma sensação de abrir a fatura do cartão (“não é possível que isto está correto!”). Isso acontece por um único motivo: não controlar os seus gastos. Quando você não acompanha bem as suas despesas, gasta sem consciência.
Muita gente desanima só de ouvir falar em controle de gastos. No entanto, sem esta disciplina, o dinheiro vai embora sem você nem perceber. Todo mundo pode construir um patrimônio: basta ter foco e motivação. Com isso, você cria espaço no seu orçamento para conseguir poupar todo mês, com regularidade.
Eu juro que parece mais difícil do que é: quem guarda dinheiro todo mês e investe ele bem, consegue juntar um patrimônio incrível ao longo do tempo, com a ajuda dos juros compostos. Na hora que você vê o seu dinheiro rendendo, descobre que dá mais prazer poupar do que gastar.
Se você quer transformar a sua vida financeira e seguir pelo caminho do enriquecimento, precisa ficar de olho em alguns hábitos que te faze gastar demais. Confira:

  1. Fazer muita compra online

É prático e o preço às vezes pode compensar, mas o frete pode pesar muito. Confira bem os custos e considere se não é mais vantajoso ir à loja pessoalmente.

  1. Exagerar no pacote de dados do celular e de ligações de voz

Dá para economizar muito usando o celular apenas no WiFi e privilegiando apps de comunicação, como o Skype e WhatsApp. Esta é uma boa forma de economizar sem precisar olhar para os gastos supérfluos – que, em geral, são muito mais doloridos de cortar.

  1. Não cozinhar

Os preços dos alimentos no supermercado são sempre muito mais baratos do que em restaurantes. Deliverys são sempre caros e o mesmo vale para comida congelada: são produtos caros e nem sempre são saudáveis. Além de economizar, você pode levar uma vida mais saudável ao se arriscar na cozinha.

  1. Optar pelo barato que sai caro

Você comprou aquele guarda-chuva de 5 reais achando que estava fazendo um ótimo negócio, mas ele quebrou na segunda chuva? É melhor colocar na balança o custo-benefício, assim você leva para casa um produto de qualidade e não precisará ficar tendo os mesmos gastos toda hora.

  1. Assinar serviços e não usar

Se você fica a noite inteira no Netflix, para quê continuar pagando TV a cabo? Tire um tempo para avaliar pacotes e assinaturas e, se você não estiver utilizando, corte sem dó.

  1. Desmerecer os pequenos gastos do dia a dia

É só um cafezinho! Pode parecer que este tipo de gasto não impacta no fim do mês, mas a verdade é outra! Fique de olho em todos eles pois, quando somados, eles podem causar um rombo no orçamento. Nós tendemos a pensar somente nas grandes despesas e esquecemos que os pequenos gastos, quando acumulados, têm um impacto enorme nas nossas finanças.

  1. Desperdiçar

Comprar comida demais e jogar fora é um exemplo clássico. Isso acontece quando você vai ao supermercado sem se planejar. Uma ótima maneira é montar o cardápio da semana e fazer a lista de compras com base nele.

  1. Pagar tudo no cartão

O cartão de crédito é um meio de pagamento ótimo para quem tem controle financeiro. Se você não tem e já deixou de pagar a fatura inteira, ele pode ser arma na sua mão. Com juros de 336% ao ano, você pode ver uma dívida quintuplicar em apenas um ano. Quando passamos o cartão, não sentimos o dinheiro sair do bolso, então é muito mais fácil gastar compulsivamente. Se você não é uma pessoa controlada e organizada, melhor deixar o cartão em casa, para emergências e compras planejadas.

  1. Parcelar tudo

Além dos juros cobrados, o problema das parcelas é que não conseguimos lembrar de todas. Parcelamos tudo e quando vamos ver, começamos o mês já no vermelho. O resultado é um buraco na carteira. É muito mais barato, seguro e rápido poupar para comprar à vista – e com desconto. Deixe para parcelar apenas compras mais importantes e urgentes.

  1. Não checar seu extrato e não controlar o orçamento

Esse é o pai dos maus hábitos e eu chamo de “efeito avestruz”. Se você não sabe o que está acontecendo em suas finanças, continuará gastando sem perceber. Tenha controle sobre seu orçamento, para garantir que não gasta além da conta.

7 Comentários
  1. Sheila Pereira

    Amei as dicas mas já uso algumas , eu tenho o prazer de dizer que sou realmente uma pessoa controlada financeiramente, meus pais me ensinensinaram essa educação. Tenho que tomar cuidado com o : "não cozinhar" , os gastos com o telefone" e repensar o: "barato que sai caro" . Esses três itens ainda estou trabalhando. Quanto aos outros tenho uma tabela pronta no Excel que eu anoto absolutamente tudo que ganho e gasto. E fica bem melhor de visualizar para onde está indo o dinheiro.

  2. Roberta

    Gostando demais dos textos sobre educação financeira. Eu tenho atenção com os gastos na alimentação, procuro utilizar o cartão de crédito para o necessário e evito parcelamentos. Anotando as outras dicas.

  3. Adriana Marques

    Show! Super dicas que valem a pena seguir! Excelente texto!

  4. Manoela Aparecida da Silva

    Gostei muito deste artigo. Alguns meses atrás iniciei um processo de coaching financeiro,que transformou a minha relação com o dinheiro. Gosto muito deste site e do projeto de levar a educação financeira para as mulheres.

  5. Grazi CAVENAGHI

    Carol Refletindo para um 2018 enriquecida! Agradecida ????????????✨

  6. Cintia Zucareli

    Ótimas dicas da Carol. Nem sempre é fácil seguir...... Mas já aprendi a verificar o extrato com frequência, usar menos o cartão de crédito, mas ainda sobra aquele medinho e diminuir o pacote do celular, vem aquele pensamento: mas e se eu precisar fazer uma ligação a mais, por exemplo.

  7. Alessandra Assumpção

    Amei as dicas. Carol sempre arrasa!

Deixe um comentário